sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nos dias de hoje muitos sabem o que significa uma cerimônia de Bar-Mitzvá: um vizinho, um parente, um convite... ouve-se falar... E com o passar dos tempos, muitos conhecem hoje o objetivo desta cerimônia. Será?!
Bar que em aramaico quer dizer filho, e Mitzvá que em hebraico e aramaico traduz-se em mandamento. Portanto o filho do mandamento está debruçado no conceito de apropriação da educação judaica, tendo como principal ferramenta
cultural, o conjunto dos princípios do tradicionalismo judaico.
Durante a cerimônia do Bar-Mitzvá, o jovem de 13 anos que, na cultura judaica já é considerado maduro, coloca pela primeira vez os Tefilin e, também pela primeira vez, é chamado para a leitura da Torá. A mesma Torá que regeu o comportamento do menino, chega às mãos do homem para a sua primeira leitura.
Confirma-se então a trajetória da educação judaica: e trabalhado o desenvolvimento do caráter com a transmissão dos valores éticos e comportamentais contidos no Talmud e na Torá, aliado ao aprimoramento de habilidades elementares como a leitura, interpretação, escrita, desenvolvimento do raciocínio lógico, etc. Esses são alguns dos fatores que permeiam os 13 anos de um jovem judeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário