sexta-feira, 31 de maio de 2013

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA JUDAICO-CRISTÃ

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA JUDAICO-CRISTÃ


  1. Acendendo as luzes da festa
Com. Nos lares das famílias judias cabia a mãe acender as luzes e assim dar vida e alegria ao ambiente onde se realizavam as solenidades. Podemos supor que na última ceia, foi Maria que acendeu as luzes. O uso de velas nos altares tem origem neste antigo costume do povo do antigo testamento.
(de pé)
(Neste momento a mãe acende as velas do Menorá)
Refrão: Deixa a luz do céu entrar, deixa a luz do céu entrar; abra bem a porta do teu coração e deixa a luz do entrar

Mãe: Bendito sejais Tu Senhor nosso Deus, rei do universo, que nos santificaste por seus mandamentos e nos ordenaste que celebrássemos esta festa das luzes. Bendito sejas Tu Senhor, que nos destes a vida até o dia de hoje, que esta casa seja abençoada e brilhe sobre nós a tua luz.

Refrão: Nossa casa será abençoada por que o Senhor vai derramar o seu amor! Derrama ó Senhor, derrama ó Senhor, derrama sobre nós o seu amor!

  1. Benção da Festa (Qiddush)
(sentados)
Com. Todo alimento servido na páscoa judaica era abençoado antes de ser consumido. Tudo isso era feito pelo chefe da casa, que agradecia a Deus por seus dons dados ao povo eleito.

PAI (toma o alimento e reza) Bendito sejais Senhor nosso Deus, Rei do Universo que nos santificastes com os teus mandamentos. Com amor nos destes este mandamento de celebrar esta Festa Sagrada dos Pães Ázimos. Por isso estamos reunidos para comemorar a nossa libertação das garras do poderoso faraó.

Refrão: Ouvi o grito que sai do chão dos oprimidos em oração!

Primeiro Cálice é servido: CALICE DA SANTIFICAÇÃO

Com.: O vinho era servido quatro vezes durante a refeição pascal, retirado de uma única jarra para todos os convivas como símbolo de união. Na última ceia Jesus serviu assim este primeiro cálice de vinho ainda não consagrado, dizendo: “TOMAI ESTE CÁLICE E DISTRIBUA ENTRE VOCÊS. Pois digo-vos: já não tornarei a beber o fruto da videira, até que venha o reino de Deus”. A consagração viria mais tarde, depois da refeição, ao ser distribuído o terceiro cálice de vinho: o cálice da benção.
(O primeiro cálice é servido)
Todos: (erguendo o cálice de vinho) Bendito sejas , Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira. (O Pai faz a aclamação e todos respondem)

Todos bebem e em seguida os servidores trazem a bacia e a toalha para lavar as mãos do Pai

Com: O ato de lavar as mãos durante a ceia da páscoa significa a purificação interior de todos aqueles que participam deste ritual solene. Do mesmo modo, após a apresentação dos dons, no chamado ofertório da Missa, o sacerdote repete este significativo gesto. Muito provavelmente foi justamente neste ponto da Ceia que Jesus se levantou e lavou os pés de seus discípulos, demonstrando o seu novo mandamento.

(todos fazem uma fila e lavam as mãos) – opcional caso tenha muitos participantes

Servidores trazem as ervas amargas e água salgada, símbolo das lágrimas e sofrimentos no Egito.

Pai: Bendito sejas tu, Senhor, nosso Deus, rei   do universo, que criaste o fruto da terra.

Refrão: Bendito sejais, ó Pai criador, Pai santo e Senhor bendito sejais!

Servidores trazem o pão ázimo (matsôt) entrega ao Pai que o levanta mostrando aos presentes

Com.: Durante a Celebração da Páscoa os judeus eram obrigados a comer pão ázimo para lembrar a pressa com que saíram do Egito. Seguindo o costume dos judeus nós cristãos também usamos o pão ázimo em nossas celebrações.

PAI: Contempla ó Senhor, os tormentos que nossos pais no passado sofreram no Egito. Permita, senhor, que teu povo viva em paz e livre de toda escravidão.

Refrão: ouvi o grito que sai do chão dos oprimidos em oração!

  1. RELATO DA SAÍDA

O segundo cálice é servido  - CÁLICE DA SAÍDA

Com.: Neste momento será feito a memória da primeira páscoa. A pessoa mais jovem faz quatro perguntas. Na última ceia, quem as formulou foi o apóstolo João.

O MAIS NOVO: Por que esta noite é diferente das outras? Nas outras noites, tanto comemos do pão ázimo como do pão comum. Por que esta noite só comemos pão ázimo?
Todas as outras noites comemos qualquer espécie de verduras. Por que esta noite comemos ervas amargas? Todas as outras noites comemos ervas sem tempero. Por que esta noite temperamos as ervas com a água salgada e com doce?
Todas as noites comemos sem comemorações especiais. Por que esta noite celebramos a Páscoa?

PAI: Nossos pais foram escravos no Egito e Deus com sua mão forte e poderosa libertou nossa gente da escravidão. Hoje Ele renova esta aliança com a gente para nos dar forças e vencer também hoje o poder opressor. Vamos escutar um pouco desta história!

Leitor: Ex. 12, 1-20

(O dirigente explica o sentido do cordeiro, da erva amarga e do doce (haroset) que simboliza a própria vida feita de acontecimentos doces e amargos, mas sempre aberta à esperança)

  1. Ação de Graças pela saída
(de pé)

PAI: Em toda geração, cada um deve considerar como se tivesse pessoalmente saído do Egito, como estáescrito: Ëxplicarás então ao seu filho, isto é memória do que o Senhor fez por mim quando saí do Egito. Portanto é nosso dever agradecer, consagrar, exaltar e adorar a quem realizou todos estes milagres para com nossos pais e para nós mesmos. Ele nos conduziu da escravidão à liberdade, do sofrimento `alegria, da desolação a dias festivos, da escuridão a uma grande claridade e do cativeiro à redenção.

Refrão: Glória, glória aleluia .... louvemos ao Senhor! Ou Eu louvarei eu louvarei eu louvarei... ao meu Senhor!

  1. Louvor solene pelos Alimentos
Com.: Neste momento “abençoa-se”o vinho e depois o pão ázimo, símbolos da escravidão do Egito, da qual libertou o seu povo.
(O Pai toma o segundo cálice e diz)

PAI: Bendito sejas tu Senhor nosso Deus, rei do universo, que nos redimistes e libertastes nossos pais no Egito, e nos permitistes estar vivos nesta noite para participar do cordeiro, do pão ázimo e das ervas amargas. Possa assim o senhor nosso deus e Deus de nossos pais permitir-nos viver até outras datas festivas e santificadas. Nós te cantaremos novos hinos de louvor pela nossa redenção e pela libertação de nossas almas. Glorificado sejas tu, ó Senhor, que redimiste Israel.

Todos: (com o cálice nas mãos) Bendito sejas tu, Senhor nossos Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira.
Refrão: Bendito sejais ó Pai criador, Pai Santo e senhor bendito sejais!

Todos: Bendito sejas Tu, senhor Deus do universo, que por  teus mandamentos nos santificastes e nos ordenaste a comer pão
Refrão: Bendito sejais ó Pai criador Pai santo e Senhor bendito sejais!

Pai: Vamos tomar as ervas amargas e colocar nelas um pouco de harosset (doce), comprometendo-nos de assumir a vida de cada dia, feita de dores e alegria.

Todos misturam a erva com o doce e dizem:
Todos: Bendito seja tu Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que por tua vontade santificaste e nos ordenaste a comer ervas amargas temperadas com a tua doçura.

Refrão: Bendito sejais o Pai criador, pai santo e Senhor bendito sejais

(Neste momento p ritual é interrompido, divide-se o cordeiro e o jantar é servido. É um momento de confraternização que expressa a unidade e o amor.. O  dirigente como um pai de família pode explicar o sentido da refeição em família, pode-se ter um fundo musical para contribuir com uma serena refeição)

  1. O Pão e o vinho da Benção
Aclamação ao Evangelho
Canto: Pela Palavra de Deus saberemos por onde andar ela é luz e verdade, precisamos acreditar.

Leitura: Lucas 22, 7-27
Terceiro pão ázimo é repartido

Com. É agora que se dá a segunda distribuição de pão ázimo entre os convivas, para  terminar a refeição da Páscoa segundo o costume israelita. Provavelmente foi neste momento da ceia que Jesus tomou o pão, pronunciou a benção de ação de graças, parti-o e o distribuiu aos discípulos dizendo: isto é o meu corpo, que é dado por vós.
Todos seguram o pedaço de pão enquanto o pai reza

Pai: Bendito seja o Senhor nosso Deus, rei do Universo, que alimenta o mundo nteiro com bondade, graça, amor e misericórdia. Ele dá pão a todas as suas criaturas, pois eterno é o seu amor e santo é o seu nome.
Todos: Bendito sejas Tu, Senhor nossos Deus que dás alimento a todas as criaturas.
Canto: Bendito sejais o Pai criador Pai santo e Senhor bendito sejais
Todos comem o pão e é servido o terceiro Cálice: o CÁLICE DA BENÇÃO

Todos de pe com o cálice na mão rezam:
Todos: Bendito sejas Tu Senhor nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira
Todos tomam o cálice da benção e sentam-se

Todos comem o pão e é servido o quarto cálice o CÁLICE DA ACEITAÇÃO

  1. Benção Final
O quarto cálice é servido chamado Cálice da aceitação
Todos se levantam erguem o cálice e rezam
Todos: Bendito sejais Senhor nosso Deus, rei do universo, que criaste o fruto da videira!
Refrão: bendito sejais o Pai criador, Pai santo e Senhor bendito sejais!

PAI: Agora amigos e irmãos, antes de nos separarmos rezemos juntos:

Todos: ó Deus, nosso Deus e Deus de nossos pais, ao terminar esta refeição comemorando a Páscoa da libertação, (assim como a ceia que Jesus celebrou com seus discípulos), pedimos tua ajuda para levar ao nosso dia a dia esta mensagem de liberdade e de vida.Por nosso testemunho queremos colaborar para que ninguém viva sob o terror, o medo, a pobreza e a opressão. Que a luz da liberdade chegue até os confins do mundo. Então poderemos todos viver, como teus filhos e irmãos entre nós, com aquela liberdade que nos destes por meio de Jesus, teu filho e nossos senhor, amém!

Pai: O Senhor vos abençoe e vos guarde que Ele faça seu rosto brilhar sobre vós, que Ele se compadeça de vós e vos dê a paz.

Todos: Amém (cantado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário